Páginas

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Retrospectiva 2012

Eu sei que está meio tarde para se falar em retrospectiva, mas como este será meu primeiro post de 2013 achei a ideia interessante. Olhar o passado é muito importante, para podermos ver o que acertamos e o que erramos para tentar sempre melhorar no futuro. Bem, então vamos dar uma passada pelos fatos que marcaram o ano de 2012, mas desde já quero alertar para o fato que não dá para lembrar de tudo, então se acha que algum acontecimento importante ficou de fora conte-nos nos comentários.


Primeiro, o mundo não acabou como "previram" os maias. Mas essa expectativa pelo fim do mundo diz mais sobre a nossa cultura do que diz sobre essa civilização milenar, não acha? As pessoas estão constantemente acreditando em profecias de fim de mundo, porque a cultura atual acredita que a nossa verdadeira vida não pertence a esse mundo, mas sim a outro plano espiritual e que em algum momento essa vida atual, marcada de sofrimentos e imperfeições, irá acabar e encontraremos uma melhor. O fato de os maias serem uma cultura muito anterior a essa apocalíptica e, portanto, não terem previsto nenhum fim para o mundo não fez e não faz nenhuma diferença, estamos indo de uma previsão de apocalipse para outra devido ao fato da nossa incapacidade de aceitar que esta vida é tudo que teremos e que é aqui que temos que fazer o melhor que conseguirmos. (Fim do Mundo)



2012 também foi ano eleitoral, aqui no Brasil, nos Estados Unidos, na Venezuela e em outros países. Lula apoia a candidatura de Haddad em São Paulo, o que incomoda algumas pessoas, mas no resultado das eleições seu apoio mostra-se decisivo para o resultados e Haddad é eleito prefeito. Mas apesar da importância da vitória na cidade, o PT perdeu eleições em outras capitais importantes, como Belo Horizonte, que reelegeu o prefeito Márcio Lacerda ainda no primeiro turno.(O Preço de um Petista)


Nos Estados Unidos o presidente Barack Obama é reeleito para seu segundo mandato em meio a desastres ambientais, difíceis revisões fiscais e muita discussão sobre violência e direito de porte de armas. A reeleição do primeiro presidente afro-americano daquele país não foi sobre o efeito da esperança e idealismo de 2009, mas devido aos exageros da extrema direita do partido Republicano. O que a gente poderia dizer também da vitória do Haddad em São Paulo, a direita precisa rever seus valores para voltar a ganhar eleições.(Mais Quatro Anos)


O mundo pode não ter acabado, mas um mundo diferente começou a surgir no Brasil, políticos foram julgados e, pasmem, condenados! O julgamento do mensalão foi longo, conflituoso, marcado por pesadas discussões e desentendimento entre os ministros do STF, mas chegou ao fim com a condenação de importantes figuras do governo Lula e do PT. Mas o Brasil ainda mostra que continua sendo o mesmo, já que políticos condenados tomaram posse e criminosos passaram o fim de ano em hotéis cuja diária é mais de 3000 reais. (Mensalão)



Na internet virais dominaram as redes sociais e chegaram aos jornais da televisão, que ultimamente não têm mais nada relevante a noticiar, não é? Desde a "Luiza que está no Canadá" ao vídeo "Para nooooossaaaaaaaa alegriaaaaaaaaaa" a internet teve seus famosos de um mês. Também teve os repórteres que disseram que já fomos mais inteligentes. Sem dúvida que fomos.(Televisão e o prazer em ser menosprezado)






2012 foi um ano de perdas importantes para os brasileiros também. O arquiteto Oscar Niemeyer faleceu, mas não foi uma vida vazia, ele deixou sua marca por todo o nosso país. E em memória de todos os outros que também faleceram este ano continuaremos aqui honrando a memória de todos eles e sempre lutando por uma nação melhor. Alegremos pelos vários que nasceram neste ano que se foi e que possam ter condições de ter uma vida justa e digna.



______________________________________________

Obrigado a todas as pessoas que acompanharam meu blog neste ano de 2012, espero continuar escrevendo textos que agradem a vocês. A intenção deste blog é uma troca de ideias e uma ferramenta para aprendermos juntos e trocar pensamentos e opiniões. Obrigado e um feliz 2013 a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário