Páginas

domingo, 24 de junho de 2012

Fim do Mundo

Uma vez existiu uma nação tão devastada pela crise econômica, tão perdida em meio ao caos do desemprego e da inflação, que foi possível que a ideologia de direita mais extremista fosse desenvolvida e implementada nesse país. E um dos maiores horrores já vistos pela humanidade aconteceu. Não sei se alguém reparou na notícia, ou se deu a ela o devido medo e atenção, mas um partido neonazista na Grécia conseguiu 7% dos votos, cerca de 430.000 pessoas, o que lhe garante 18 assentos no parlamento. Isto sozinho já é assustador o suficiente, mas há um conjunto de fatores que fazem preocupar o futuro que as próximas gerações têm pela frente.

O principal fato, e mais evidente, que leva 430.000 pessoas a votarem em um partido cujos membros são acusados de agressões, cujas políticas são extremistas e de cunho autoritário e racista, é a crise econômica somada a um pouco de ignorância histórica. Estes são momentos frágeis, propícios ao desenvolvimento de tais governos e a única defesa contra essa fragilidade é conhecimento sobre a história da humanidade, o que está cada vez mais raro.

Faz pouco mais de 60 anos e as pessoas já esqueceram o que foi o nazismo e o holocausto. Maior evidência disso é a extrema direita nos Estados Unidos caracterizar Obama como comunista e compará-lo a Hitler, sim, o primeiro presidente afro-descendente daquele país é a imagem e semelhança de um líder fascista, capitalista, racista, que acreditava na superioridade da raça ariana. Eu disse que Obama é negro, certo?  
Adicionou o bigodinho fica identico. Tirando lógico a cor da pele, nacionalidade e toda a ideologia política.

A ignorância é tamanha que ideias totalmente contraditórias como essas são vistas como normais por grande parte das pessoas. É o duplipensar de George Orwell. Durante o auge da guerra ao terror era comum a ideia de que era necessário trocar freedom(liberdade) por liberty(liberdade). É isso mesmo, as pessoas estavam dispostas a abrir mão de seus direitos civis, que são a base de sua liberdade, acreditando que assim estavam protegendo sua liberdade.

Há 40 anos atrás lutava-se por liberdade e democracia em países sob ditaduras como o Brasil. Nos Estados Unidos lutava-se contra a segregação racial, fim das guerras, paz e amor. Hoje a liberdade que se luta é a liberdade de se intoxicar com comida de fast-food e poder fazer ridículas comparações denegrindo a imagem do presidente. E quando este tenta ajudá-los com um plano de saúde universal, que eles evidentemente precisam, é chamado de comunista. 

No Brasil um senador, não dos mais íntegros é verdade, mas ainda assim um senador, sobe à tribuna e discursa pela volta dos militares. Tal pessoa não devia ser eleita nem para representante do bairro onde mora. É um total desrespeito à todos que morreram e sofreram para que hoje existisse democracia.


O cenário só tende a piorar. Essa é uma época que pais não têm mais controle sobre seus filhos. Eles conseguem tudo que querem, nunca ouvem um não e não aprendem a ser responsabilizados por seus atos, porque nada é culpa deles. A cultura propagada valoriza a futilidade e ignorância,  e conhecimento e informação é supérfluo, caro e, convenhamos, na época em que o Google sabe tudo, e todo mundo tem o google na palma da mão, quem precisa saber alguma coisa? Nesse contexto o sistema educacional é impotente contra todas essas forças contrárias e, imerso nos seus próprios problemas que ninguém mais se importa em solucionar, negligencia a educação, aceitando a situação como imutável e passando a mão na cabeça dos alunos.

Ao mesmo tempo que os pais perdem a autoridade sobre seus filhos, os chefes de estado perdem o controle sobre seus países. Veja o desrespeito a Obama por parte de congressistas e governadores, um chamando ele de mentiroso no meio de seu discurso perante o congresso americano e a governadora do Arizona apontando o dedo na cara do presidente. 




Isso mostra o tamanho do vácuo político em que não se é possível governar porque a oposição está completamente louca e a população parece compartilhar dessa loucura ou está muito alienada para entender.

A única maneira de lutar contra essas forças repressivas que novamente tentam controlar nossa sociedade é através do conhecimento. Se nos fecharmos em indiferença e definharmos em frente à tele eles virão pela nossa liberdade, a levarão embora e para trazê-la de volta não é nada fácil e prazeroso.





Nenhum comentário:

Postar um comentário