Páginas

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Quebrando o mito ao redor do boson de Higgs


Recentemente o LHC, maior acelerador de partículas do mundo localizado no CERN, divulgou ter encontrado evidências que possivelmente comprovam a existência do boson de Higgs. Esse partícula recebe o nome em homenagem a Peter Higgs que foi um dos cientistas a teorizar sua existência em 1964. O boson de Higgs juntamente com campo de Higgs explicam porque as outras partículas elementares têm massa. Elas conseguem essa massa através da constante interação com o campo. O boson é um tipo de partícula que permite que outras múltiplas partículas existam no mesmo estado e, segundo a teoria, o boson de Higgs não tem spin e nem carga elétrica.

Devido ao seu caráter único de dar características a outras partículas elementares, o boson de Higgs ficou conhecido como "partícula de Deus". Contudo, a sua descoberta levou a um excessivo apelo de que isso significaria um passo na prova de que Deus não existe. Vamos parar de falar um pouco de merda, ok? Até mesmo jornais "conceituados", como o BBC News, publicou uma manchete dizendo que essa descoberta faz a religião recuar. Essa descoberta mostra que o pensamento científico realmente traz respostas sobre o universo, mas nada além disso; de maneira nenhuma prova que Deus não existe ou aumenta a chance dele não existir.

Essa foi a descoberta da partícula de Higgs, curvas em um gráfico


















BBC sobre a partícula de Higgs






















Dentre outras bobagens relacionadas ao boson está em dizer que agora poderemos ser capazes de viajar em velocidade maior do que a luz. Por favor, vamos diminuir as expectativas muito. O que foi "descoberto" foram dados numéricos na tela de um computador, organizados em um gráfico colorido para serem mais apresentáveis. Essa partícula durou menos de um segundo e foi destruída, não vamos fazer as malas para passar as férias em Marte ainda, ok?





Essa partícula é sem dúvida um importante passo científico em ruma a uma teoria unificada da física, mas é preciso ter cautela para não falar asneiras. Nós não vamos agora acordar em um mundo de Star Trek, com teletransporte e viagens espaciais. E, principalmente aos ateus porque eu também sou um ateu, a descoberta do boson de Higgs só mostra que o método científico é muito mais eficiente do que a religião para explicar os fenômenos do universo, mas isso nós sabemos desde Copérnico, então não é nenhuma novidade. Com toda a certeza não adiciona nenhuma evidência a favor ou contra a existência de Deus. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário