Páginas

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Acta dies, democracy wins


O parlamento europeu rejeitou o tratado anti-pirataria, Acta, com uma votação impressionante – 478 votos contrários ao acordo. Para quem não tem acompanhado o debate esse tratado tinha o objetivo de estabelecer padrões ao combate à pirataria entre os países assinantes. As negociações começaram em 2007 entre os Estados Unidos, o Japão, a Suíça e a União Européia e depois outros países ingressaram na discussão.

Olá Democracia, adeus ACTA


Apesar de propor o fim da pirataria esse tratado escondia um objetivo de limitar a liberdade individual na internet – se não acabar com ela – e atender aos interesses das grandes corporações de entretenimento com o prejuízo dos pequenos artistas independentes. Esse objetivo obscuro fica claro quando, apesar do sigilo das negociações, essas empresas tinham acesso às informações e participavam dos comitês.

Vamos analisar a pirataria na internet, que irrita tanto essas empresas, e ver a quem realmente ela é prejudicial. Segundo a Motion Picture Association a economia perde, em média, 58 bilhões de dólares por ano com pirataria. Vamos analisar graficamente o que isso implica.


Gráfico das perdas por pirataria


Na primeira coluna temos em azul a alegada perda com a pirataria e em vermelho a real perda da indústria, porque, como pode ser visto nos outros gráficos, os seguimentos só obtiveram aumento nos lucros nos últimos anos. Então, essa diferença de, aproximadamente, 43 bilhões de dólares é intrigante. Essa diferença só pode ser devida a algo que não existia nos anos 90 e a única indústria que cresceu nos últimos anos que pode explicar esse buraco é a de aplicativos para celular. Bilhões de dólares só em aplicativos de celular, a maçã já devia estar toda comida por agora então.

Outro dado surreal dessas empresas é que 373.000 trabalhos são perdidos com a pirataria. São muitos trabalhos realmente e eles ficam maiores se você considerar que em 1998 eram empregados 300.000 trabalhadores nesse setor, então hoje eles estão com -73.000 empregados. Essas pessoas podem dizer que foram demitidas duas vezes.

Esses são os típicos cálculos que matemáticos das empresas de entretenimento têm que resolver todos os dias, cientistas no LHC estão achando física quântica bem mais fácil agora. O que é mais supreendente é que esses valores não sofrem com a inflação durante o tempo, como por exemplo, em 1999 disseram que economia perde 1,5 milhões por cada música ou filme pirateado. Esse valor se mantém o mesmo até hoje.

Esse tratado, assim como seus semelhantes em outros países – SOPA e PIPA nos EUA, PL 3336/2012 no Brasil – o que eles realmente querem é entrar dentro da sua casa e regular o que você pode ou não assistir. A liberdade e a quantidade de informação proveniente da internet está incomodando quem sempre monopolizou e lucrou muito vendendo esses conteúdos. Eles nos querem sentados na frente da TV, assistindo conteúdos de baixa qualidade e manipulados. A rejeição do ACTA foi um passo importante rumo à democracia, mas ainda há outros projetos com esses mesmos objetivos que precisam ser rejeitados também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário