Páginas

terça-feira, 3 de julho de 2012

Xuxa vs. Google e a banalização do sistema judiciário


Recentemente o STJ suspendeu a liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro à Xuxa em seu processo contra o Google para retirada de resultados que ligam a apresentadora à pornografia.

Claro que você já deve ter lido a notícia, está por toda a mídia. Esses tipos de acontecimentos despertam nos jornalistas aquele sentimento "as pessoas têm o direito de saber!!", mas eu acho que o que eles realmente pensam é "as pessoas vão pagar caro para saber isso!". O que está acontecendo é que as pessoas estão ficando ofendidas por qualquer coisinha. Um retrocesso ao Velho Oeste, em que uma simples palavra era motivo para se sacarem as pistolas e atirarem uns nos outros. Só que hoje estamos mais "evoluídos", não atiramos uns nos outros, pelo menos alguns de nós não, nós processamos uns aos outros.

A Xuxa quer de qualquer maneira apagar a imagem gerada pelo filme Amor, estranho amor em que ela aparece em uma cena íntima com uma criança. Há não muito tempo atrás ela apareceu nos meios de comunicação dizendo como ela teria sido abusada, tudo para conquistar a simpatia do público e desviar sua atenção. É seu direito se expressar, mas impedir o Google de indexar resultados de outras páginas da internet? Porque o google não é responsável pelos conteúdos das páginas, somente as indexa e mostra o resultado.

A justiça está ocupada em resolver brigas entre pessoas exigindo retratações por falas, muitas vezes piadas, que as ofenderam. Veja, por exemplo, a quantidade de processos que os humoristas e alguns apresentadores de TV recebem. O sistema judicial não devia ser dedicado a resolver essas questões, deveria processar e punir criminosos, assassinos. Entretanto, o que vemos hoje é a justiça resolvendo choros de crianças. Sabem quando você é criança e seu coleguinha faz uma brincadeira com você e você não gosta e vai chorando contar a sua professora ou sua mamãe, aqui é basicamente a mesma coisa com os adultos, só colocamos palavras maiores e vestimos roupas bonitas e vamos chorar diante um juiz. Aqui um pensamento meio louco para essas pessoas: da próxima vez que vocês se depararem com algo que não gostem - na TV, na internet, numa revista ou jornal - não assistam aquele programa, não acessem aquele site ou não leiam aquela revista, sigam com sua vida. Se ainda acharem que precisam fazer algo, exerçam o fabuloso direito de livre expressão, escrevam porque acham que a outra pessoa está errada. Pessoas que concordarem com você vão ler, comentar, te dar apoio. Essa é a democracia do meu sonho e não essa em que todo mundo fica ofendido por qualquer coisa.

O advogado da Xuxa diz que daqui a 10 anos ainda estaremos falando desse caso. Por favor povo brasileiro, por favor, não façam isso. Falem de algo útil, mudem suas prioridades, aquilo que colocam seu foco. Há tantos problemas sérios que merecem mais nossa atenção do que isso, pessoas morrendo, políticos corruptos roubando nosso dinheiro, pessoas passando necessidades e sendo oprimidas pelo governo. Você não vai encontrar isso nas capas das revistas, ou na televisão, então desligue-as um pouco, olhe ao redor, veja a própria realidade em que se encontra. Depois disso, você ainda acha que deve dar atenção ao que acontece na vida da Xuxa? A vida dela está muito melhor do que a sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário