Páginas

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Cidades privatizadas

Um polêmico projeto começou a ser implantado em Honduras, a criação de cidades privadas com leis, sistema fiscal, polícia e políticas de imigração próprias. As chamadas "cidades-modelo" serão construídas por investidores privados e geridas de forma autônoma. Os críticos veem este projeto como uma forma de privatizar solo soberano do país, com uma clara perda de força do governo sobre o território, mas o governo diz que não, que certas áreas ainda manterá o controle, como questões eleitorais e emissão de documentos. Outras críticas são sobre o local onde seria construída a cidade, representantes das comunidades indígenas temem pela desapropriação de áreas de reserva, e sobre a proteção aos direitos humanos.



A ideia por traz do projeto é inspirada no modelo de cidade do economista americano Paul Romer. Para ele as sociedades estão sendo geridas utilizando regras administrativas ultrapassadas e deficientes. O que não deixa de ser verdade, tirando os constantes roubos e desvios de dinheiro público, não há um sentimento em obter lucro com as cidades, o que fazem seus gestores serem um pouco desleixados com a administração. Eu sei que o interesse de uma sociedade não devia ser realmente o frio lucro capitalista, e sim a promoção e o desenvolvimento social, mas esse interesse está perdido também. 

O medo de algum eventual desrespeito aos direitos humanos é real e deve ser levado a sério. Não ache que exploração de mão-de-obra é algo já passado, ainda hoje vemos casos de trabalhadores em regimes de semi-escravidão, afinal o capitalismo selvagem ainda é considerado o melhor sistema econômico para muitos empresários. Tudo dependerá do governo não perder rastro do que está acontecendo na cidade e de ser feito um conjunto de leis que impeça essas práticas, porque tudo depende de regulação e do interesse das pessoas em construir uma boa cidade.

Outro real perigo à segurança nacional é a liberdade de uma força policial própria da cidade. Pode não parecer no momento, mas forças para-militares privadas representam grandes riscos dentro dos países. A formação de policias privadas é perigoso porque elas não estariam respondendo aos interesses da sociedade, mas do seu patrão que paga seu salário. Uma força, que dependendo da sua liberdade de crescer e se desenvolver, pode ser capaz de se opor ao governo do país.

Espera-se investir 15 milhões de dólares em infraestrutura nessa cidade e as obras estão previstas para começar em outubro. A agilidade e relativa eficiência do setor privado é inquestionável, afinal a burocracia é menor e o interesse pelo lucro agiliza o processo. Esta é uma experiência nova e pode marcar o começo de um novo modelo de cidades, regidos pelos modos capitalistas de gerenciamento. Podemos estar perto de uma sociedade antes só imaginada por autores de ficção, controladas e governadas por corporações. 

_______________________________________________________

Área Comercial:

Clique no nome do livro, abaixo da imagem, para ser redirecionado ao site da Livraria Cultura para comprar os livros.

Admirável Mundo Novo
Ano 634 df (depois de Ford). O Estado científico totalitário zela por todos. Nascidos de proveta, os seres humanos (pré-condicionados) têm comportamentos (pré-estabelecidos) e ocupam lugares (pré-determinados) na sociedade- os alfa no topo da pirâmide, os ípsilons na base. A droga soma é universalmente distribuída em doses convenientes para os usuários. Família, monogamia, privacidade e pensamento criativo constituem crime. Os conceitos de 'pai' e 'mãe' são meramente históricos. Relacionamentos emocionais intensos ou prolongados são proibidos e considerados anormais. A promiscuidade é moralmente obrigatória e a higiene, um valor supremo. Não existe paixão nem religião. Mas Bernard Marx tem uma infelicidade doentia- acalentando um desejo não natural por solidão, não vendo mais graça nos prazeres infinitos da promiscuidade compulsória, Bernard quer se libertar. Uma visita a um dos poucos remanescentes da Reserva Selvagem, onde a vida antiga, imperfeita, subsiste, pode ser um caminho para curá-lo.



Fundação


Este box contém os livros - ‘Fundação’, ‘Fundação e Império’ e ‘Segunda fundação’. A trilogia conta a história da humanidade, em um ponto distante no futuro, no qual o visionário cientista Hari Seldon prevê a destruição total do império humano e de todo o conhecimento acumulado por milênios. Incapaz de impedir a tragédia, ele arquiteta um plano ousado, no qual é possível reconstruir a glória dos homens. Se tudo correr como planejado.




Não sou responsável pela disponibilidade e pelos preços dos produtos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário