Páginas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Auto-ajuda que não ajuda ninguém

Foi durante o meu terceiro ano do ensino médio que eu fui apresentado a uma teoria bem interessante, chamada de O Segredo. Foi mostrada como um grande mistério, escondido da população humana durante toda a história da civilização, conhecida só pelos mais ricos e poderosos do mundo. A ideia é bem simples, bastava você pensar no que você queria e o Universo iria lhe dar. Não seria bom se isso fosse verdade? Mas existe algo horrível que destrói esse conto de fadas barato, chama-se realidade! 

Eu sei que é tentador acreditar que basta ficar sentado imaginando as coisas que quer e elas vão cair do céu - e eu confesso que fui enganado por isso também, não me culpem, era novo e inocente - mas convenhamos isso não vai acontecer. Não importa o que artistas famosas, que apresentam programa na TV falem, só lembre-se, ela fala com um papagaio. 


Eu tenho uma teoria para porque o crescimento desse estilo de literatura. Por todo o mundo a fé das pessoas nas religiões tradicionais tem diminuído, mas a necessidade das pessoas de acreditar em algo não acabou. A perda de adeptos das Igrejas deve-se à imoralidade de alguns dos seus membros e este tipo de literatura sacia a necessidade de fé das pessoas excelentemente. Além do que, encaixa-se perfeitamente na filosofia capitalista, querer algo, e na propaganda controladora de que você não precisa se esforçar para consegui-las. 

Outro fator para o crescimento desse estilo literário é o estresse do mundo moderno. Eu sei é clichê culpar estresse, tudo é estresse hoje, e todo mundo está estressado, mas é uma realidade também. A tensão, o medo, o trabalho excessivo, o trânsito, os malucos matando pessoas nos cinemas e estacionamentos de universidades, todo esse caos propicia o sucesso desses livros. Afinal, muitas pessoas precisam ouvir que tudo ficará bem, que elas vão ter seus projetos realizados, enfim, um óculos que deixa o mundo preto em branco colorido. Mas é viver uma mentira, viver dentro de uma bolha, isolado do mundo real, além disso, pesquisas mostram que, para pessoas com verdadeiros distúrbios psicológicos, essa literatura não ajuda, ao contrário, piora a situação. Isso faz sentido, porque, mais cedo ou mais tarde, a realidade acaba batendo na porta dessas pessoas ou uma testemunha de Jeová.

Os autores desses livros aproveitam-se do desconhecimento geral sobre física quântica e do impressionismo que esta área da física causa nas pessoas para darem mais credibilidade às suas asneiras. A física quântica não estuda um universo que realiza todas as suas vontades, em que tudo é possível, bastando você desejar que aconteça. Veja, por exemplo, o experimento das duas fendas com elétrons, que basicamente consiste em atirar elétrons em direção a um obstáculo com duas aberturas. Se você não observar o experimento, apenas conferir o resultado, irá parecer que o elétron passou pelas duas fendas ao mesmo tempo - mais impressionante ainda, ele terá percorrido todas as trajetórias possíveis até a fenda; agora se você observar o experimento o elétron terá passado por uma, e apenas uma, das aberturas. Um escritor de auto-ajuda usa a estranheza desse experimento e conclui, então as pessoas são os deuses do universo e podem fazer o elétron viajar para onde elas queiram, apenas observando o experimento. E vão mais além, concluem, óbvio, que basta a gente pensar que o universo ao nosso redor transformar-se-a naquilo que imaginamos. Não, não, não e não! Esse fenômeno é chamado de Colapso da Função de Onda, que eu não vou explicar aqui porque não é o objetivo do post.

Estamos por nossa própria conta aqui embaixo, o universo não vai lhe dar o que você quer só porque você está imaginando, ele não é uma instituição de caridade. Quer algo, lute por isso. Eu sei é mais difícil do que ficar sentado e culpando o universo por não ter te dado o que queria, mas costuma funcionar. Quero dizer, Silvio Santos, Henry Ford, Walt Disney, Bill Gates, Steve Jobs, e outros, não ficaram ricos porque sabiam um segredo escondido por séculos, eles ficaram ricos fazendo algo incrível, chamado trabalhar!

2 comentários:

  1. Respeito seu artigo e opinião.

    Todos podem mudar basta acreditar!

    O Segredo mudou muito a minha vida!

    Porém, não basta ficar sonhando, mentalizando e pedindo deve agir também.

    Claro que o livro original não essa versão da imagem de Ana Maria, mas acho que é o mesmo.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandro,

      Obrigado pelo comentário.

      Realmente acho que, em alguns casos específicos, pode ter algum efeito. Como existem palestras motivacionais, como também certas músicas podem ajudar a relaxar e te fazer ter mais foco e disciplina na vida.

      Mas essa literatura distorce alguns conceitos físicos e, na minha opinião, prega uma atitude passiva em relação à vida. Como você mesmo disse, deve-se agir também.

      Bem, abraço, e obrigado por ler meu blog.

      Excluir