Páginas

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Não Veja a vergonha do jornalismo brasileiro

O jornalismo no Brasil tornou-se uma guerra por dinheiro e apoio político, reportagens com conteúdo e informação relevantes são raras. Revistas e jornais em uma guerra uns contra os outros, sem fim, esquecendo do seu compromisso de transmitir informações imparciais. Não é muito difícil notar isso, a capa da Não Veja deixa bem claro e a recente acusação de um suposto dossiê sobre a vida do juiz do caso Cachoeira, complementa essa já evidente falta de ética profissional dos meios jornalísticos atuais.


Reportagem de grande relevância na capa da Não Veja

O compromisso do jornalista é com a verdade, transmitir com imparcialidade os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, onde foram parar os jornalistas de verdade? A revista em questão travou uma constante guerra política contra o governo Lula, desconsiderando verdade dos fatos, apenas para conseguir apoio político. Os executivos diretores da revista são comprados por grandes empresas e bancos que controlam o tipo de informação a ser divulgada, a cada edição torna-se pior, com o único objetivo de difamar e acabar com a reputação de alguém, independentemente de ser culpado ou não.


















E a Não Veja ainda insiste que não faz a política de dossiês, digam-me o que são essas reportagens aí então? Não digo que não há no meio de todas essas acusações algum fundo de verdade, mas quando uma revista adota a prática de sempre criticar o governo, nunca elogiar, já fica suspeita toda essa perseguição. 

Outro fator importante da decadência do jornalismo foi ele ter ficado refém da opinião pública, algo que eu disse no post "Estou me lixando para a opinião pública", se você fica preso ao que as pessoas querem ouvir e esquece-se do compromisso com a verdade você produz revistas cuja reportagem principal é sobre novela. O que as pessoas gostam é de escândalo e essas revistas só interessam em aumentar as vendas, então criaram uma máquina de produzir escândalos; não é mais possível saber o que é mentira e verdade, tudo é feito com intuito sensacionalista, para agradar um público cada vez mais manipulado.

Os jornais e revistas fazem uma guerra de trincheiras, um atacando os jornalistas dos outros. Qualquer um que faça uma crítica à Não Veja faz parte de uma frente de oposição à revista. E o que o Brasil ganha com isso tudo? Corrupção, ameaças a juízes, sociedade menos informada. No artigo Por que Assange é uma grande ameaça? eu falei sobre o importante papel da mídia, como um quarto poder, responsável por informar a sociedade e trazer um controle às arbitrariedades dos outros três poderes da república. Contudo, isso não existe hoje, a melhor forma de estar informado agora é com a internet, e é por isso que essas forças conservadoras tentam tanto controlá-la. 

____________________________________________________________

Área Comercial:




Eu queria poder indicar para vocês o livro O Jornalismo dos Anos 90, de Luis Nassif, mas ele está em falta na Livraria Cultura. Luis Nassif publicou um dossiê em que relata toda a corrupção dentro da revista, os responsáveis por esse mal jornalismo, como se originou e tudo mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário