Páginas

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Mais um dia de defesas dos réus do mensalão

Hoje, dia 13 de agosto de 2012, acontece mais um dia de arguições dos advogados de defesa dos réus do mensalão. De maneira geral os advogados mantiveram a posição de que o mensalão não existiu, justificando que nas datas dos maiores saques de empréstimos que, segundo a acusação, seriam usados para compra de apoio parlamentar, o governo não teve seus projetos aprovados na câmara dos deputados. Hoje a defesa que desviou dessa regra foi a do Dr. Luiz Francisco Corrêa Barbosa, advogado de Roberto Jefferson, que reafirmou a existência do mensalão.

Advogado de Roberto Jefferson no julgamento


A fala do advogado de Roberto Jefferson é marcada por duros ataque ao ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva e ao Procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Dentre suas principais afirmações ele questiona a inexistência de uma denúncia contra o ex-presidente, baseado no artigo 40 do Código de Processo Penal, afirmando a existência de a um crime de ação pública. O advogado afirmou que a denúncia contra seu cliente é uma forma de silenciado, porque prova não há contra ele. Criticou a promotoria pela acusação cheia de falhas, chegando a dizer que ele não quis se dar ao trabalho de fazer uma investigação de qualidade. Disse que Roberto seria uma excelente testemunha para a acusação. Sua sustentação foi curta e manteve-se dentro desses temas.

Existe uma lógica nesse argumento, afinal se o mensalão existiu e era para compra de apoio parlamentar ao governo e o governo, naquele momento, estava sob a presidência do Lula, era apoio aos seus interesses que estava sendo comprado. E a clássica frase do então presidente, "eu não sabia de nada", pode significar duas coisas: ou ele sabia e é um corrupto, mentiroso, ou ele realmente não sabia, e é um incompetente, que não enxergou corrupção dentro do seu próprio governo. José Dirceu era Ministro da Casa Civil, nomeado pelo presidente, o mais importante ministério, e o Lula não sabia o que era feito?

Aparentemente a população brasileira aceitou essa justificativa, afinal ele foi reeleito, sua candidata foi eleita presidente e ainda hoje 70% das pessoas votariam nele em 2014. Em 1800 George Washington abriu mão de uma reeleição em favor da democracia, aqui em 2009 cogitava-se uma emenda constitucional para conceder mais um mandato a Lula. A ditadura populista implantada é evidente, a verdade não é mais valorizado, só é valorizado o apoio popular, como se política fosse um programa de auditório de televisão.

_______________________________

Nota: Hoje não foi o último dia das defesas como eu anunciei antes, ainda restam 8 advogados para fazerem seus discursos na tribuna do STF. Desculpe-me pelo equivoco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário