Páginas

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Por que Assange é uma grande ameaça?

O congressista Ron Paul, um dos últimos Republicanos com cérebro nos Estados Unidos, fez um discurso notável na Casa dos Representantes sobre a hipocrisia do governo em perseguir Julian Assange, o criador do Wikileaks, site destinado a publicar segredos de estado de diversos países. O congressista relembra que outros jornais, como The New York Time, Washington Post e outros, também revelaram e revelam segredos do governo e não estão sendo perseguidos. Que autoridade o governo americano tem de acusar um cidadão australiano de traição sobre segredos que ele nem roubou, apenas divulgou? Além disso, por que gastar energia perseguindo-o ao invés de investigar como segredos são tão facilmente divulgados?



Julian Assange dificilmente é o "grande vilão" responsável por trazer à tona os segredos sujos dos governos dos países, ele é apenas o porta-voz do portal Wikileaks, então toda essa pressão para vê-lo silenciado é tão terrorista como, sei lá, lançar uma bomba atômica em um país só para exibir seu poder de destruição para o mundo. Thomas Jefferson ao falar sobre a Primeira Emenda e a liberdade de expressão disse esse ser um direito fundamental para a democracia, de tal maneira que a imprensa constituiria um quarto poder, responsável por trazer informações imparciais e desmascarar os abusos do governo, quando os outros poderes mostrarem-se ineficientes nesse sentido. Hoje a mídia não é nada imparcial, subordinada ao governo - nos Estados Unidos devido a patrocinadores aqui no Brasil devido às concessões dependerem de aprovação do presidente - então, neste contexto, a internet é o único meio de verdadeira liberdade de expressão.

Vamos ser sinceros, não existia célula terrorista da Al-Qaeda no Iraque, não existia armas de destruição em massa lá, todos os "motivos" dados pelo governo de George W. Bush eram uma mentira. Não era preciso o Wikileaks dizer isso, investigadores da ONU afirmaram isso, antes e depois da guerra. É necessário um meio de imprensa imparcial para divulgar essas arbitrariedades do governo ou a democracia só existirá no papel. Atualmente Assange está no centro de uma tensão diplomática internacional. Ele teve seu pedido de asilo concedido pelo governo equatoriano e encontra-se na embaixada do país em Londres. O governo britânico de maneira nenhuma intenciona deixá-lo sair do país e cogita invadir a embaixada, se preciso. Um ato que descumpriria o tratado de Viena e, possivelmente, colocaria o mundo em uma tensão de guerra e tudo para prender uma pessoa, responsável por trazer a verdade, para variar.

Se os britânicos são de uma moral tão elevada que querem ver julgado tamanho "criminoso", por que não extraditaram Augusto Pinochet para a Espanha, em 1998? Ele foi um ditador, acusado de crimes contra a humanidade, claramente deveria ser punido. Será por que o governo dos Estados Unidos não tinham nenhum interesse em vê-lo julgado? Afinal o governo americano financiou a ditadura de Pinochet por muitos anos. O governo do Reino Unido só responde aos interesses americanos, o pacto colonial se inverteu, eles não só ficaram independentes em 1776, mas transformaram a Metrópole em Colônia. As palavras de Margaret Thatcher, ex-primeira ministra britânica, são claras: "um amigo que ajudou a combater o comunismo". Bem, diga-me com quem andas, que te direi quem és.

Nenhum comentário:

Postar um comentário